Rádio Rainha da Paz

A rádio da familia

Dnit proíbe barracas de apoio a romeiros na BR-365; Prefeitura de Patrocínio segue a montagem normalmente

Dnit proíbe barracas de apoio a romeiros na BR-365; Prefeitura de Patrocínio segue a montagem normalmente
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Encarregado do Seaspa responsável pelas instalações diz que o trabalho segue normalmente

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Uberlândia informou nesta terça-feira (1º) que não autorizou, neste ano, a montagem de barracas em apoio aos romeiros na BR-365, na caminhada a Romaria.

Segundo o órgão, a decisão foi tomada por motivo de segurança, mas a terceira faixa da via será separada com cones e tambores, além da sinalização específica, para proteger os peregrinos que passam pelo acostamento.

Ao site de notícias G1, padre Márcio Ruback, que coordena a festa no santuário, disse que lamenta decisão do departamento, lembrando que esse apoio acontece há 147 anos.

Porém, essa decisão não parece ser clara se vale também para os pontos de apoio oferecidos pelas prefeituras, ao que tudo indica, refere-se às barracas, que geralmente são montadas por voluntários, e oferecem local de descanso, água, refrigeração, comida e apoio médico para os romeiros durante todo o percurso.

Barracas de Patrocínio 

Dnit proíbe barracas de apoio a romeirosna BR-365; Prefeitura de Patrocínio segue a montagem normalmente

Com relação a Patrocínio, a Secretaria Municipal de Obras iniciou no domingo (31), a montagem das duas barracas de apoio. Na manhã de hoje, o Departamento de Jornalismo da Rádio Rainha da Paz entrou em contato com a Secretaria de Obras e o encarregado da montagem das barracas disse que a decisão do DNIT não foi comunicada ao Seaspa e a instalação segue normalmente.

As atividades estão marcadas para começar nesta quinta-feira (3), quando se intensifica o movimento dos devotos que caminham rumo ao Santuário a fim de cumprir suas promessas. A desmontagem está prevista para o dia 15 de agosto, quando cessa o fluxo de romeiros que vão a pé.

Uma força-tarefa foi organizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, que conta com o apoio de dezenas de voluntários das paróquias de Patrocínio. As equipes serão divididas em turnos de 6 em 6 horas.

Prefeitura de Patos cancela

Já a Prefeitura de Patos de Minas, segundo o site Patos Hoje, emitiu um comunicado cancelando seu ponto de apoio que ficava na divisa com Guimarânia, alegando atender a decisão do DNIT. A barraca de Patos estava em fase final de montagem.

PRF deixa de acompanhar fiéis até Romaria

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou também que não vai acompanhar o trajeto de fiéis até o Santuário de Nossa Senhora da Abadia. O motivo, relatado em nota, foi o contingenciamento orçamentário, que teria restringido rondas e deslocamentos de viaturas a situações emergenciais.

(André Luiz Costa com G1)

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Olá, deixe seu comentário para Dnit proíbe barracas de apoio a romeiros na BR-365; Prefeitura de Patrocínio segue a montagem normalmente

Enviando Comentário Fechar :/